terça-feira, 21 de outubro de 2014

No meio deste corre que é a minha vida,

no fim de semana passado consegui, finalmente, voltar a fazer mais  9 litros deste detergente maravilhoso, sustentável e de imensa qualidade.


Consegui também aproveitar 1 kg de araça vermelho, que um colega teve a gentileza de me oferecer, e fiz uma deliciosa compota (sabor bem exótico)!




imagem retirada da net

Para além de ser delicioso, o araça é muito fácil de produzir em jardins, quintais ou varandas. O araçazeiro é um arbusto, que não atinge um grande tamanho sendo podado todos os anos. Diz quem sabe, que basta os frutos caírem em terra, que as sementes facilmente germinam. 
Desta vez tenho sementes a secar para utilizar no quintal da minha mãe. Para além disso, em breve me trarão um araçazeiro bébé que colocarei na minha varanda. Se tudo correr bem, dentro de 3 anos+- terei a minha produção doméstica de araça:))!

Receita

1kg de araça
1/2 kg de açúcar amarelo
2 paus de canela

Levar ao lume. Quando começar a ficar desfeitos, esmagar com a varinha, coar para outra panela para retirar as sementes que ainda são grandinhas, e por isso não muito agradáveis de encontrar. Levar de novo ao lume até fazer ponto estrada.

Pois é minha gente, aos pouquinhos lá vou repondo o meu stock de compota!


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Quando o tempo

é pouco para tudo e a palavra de ordem é poupar, nada como resolver cozinhar tudo num mesmo tempo, com a mesma energia.
Ontem foi o que aconteceu por cá. Com o forno ligado aproveitei para fazer uma pescada assada com batata doce, para o jantar, umas espetadas de peru que serão o almoço de hoje, e umas belas castanhas assadas que foram sobremesa, regadas com uma bela jeropiga.  Ainda sobraram algumas, que foram descascadas e serão complemento em qualquer outro cozinhado.
No poupar é que está o ganho, sempre ouvi dizer toda a vida. De facto o ditado não podia ser mais correcto. 

Beijos e abraços

até à próxima

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Sorteio no Blogue " Flor Criativa".

O Blogue " Flor Criativa", está de parabéns no próximo dia 17 Outubro. Para assinalar os seus dois anos de existência, a minha querida amiga Rosinha decidiu fazer um sorteio de algumas das suas peças ( ela chama-lhe miminhos, eu digo que é arte).
Candidatem-se ao sorteio porque vale mesmo a pena e já agora aproveitem e divulguem os seus trabalhos, não custa nada!

Beijinhos e até à proxima

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Compota de figos

O Outono é a minha estação preferida, como já o disse em algumas ocasiões. O cheirinho a canela e a compota caseira que se espalha pela casa, nesta altura do ano, traz um conforto enorme à  minha alma.
Depois de um fim-de-semana na aldeia, regressei a casa com  (para além das batatas, cebolas, nozes, limas, quivis)  um cesto de figos, uns comestíveis, outros um pouco "inchados" da chuva. Não me preocupei muito com isso uma vez que a minha intenção era fazer compota (a minha compota  favorita de sempre, nham, nham!) e isso não seria entrave. Confirmo que realmente ficou deliciosa!

Ingredientes

1,5 kg de figos com a casca
500 gr de açúcar amarelo
2 paus de canela.

Foi só levar a lume brando até estarem bem desfeitos (não tiro a casca) e fazer estrada ao passar a colher de pau. Verter para frascos esterilizados no microondas e deixar arrefecer virados ao contrário.
Como repararam coloquei pouquíssimo açúcar pela simples razão que os figos são um fruto bastante doce por natureza.


Beijos e até um dia destes