Este fim de semana, para além do passeio com a família e a ida a uma feirinha de stock of, apeteceu-me ir para o fogão fazer coisas menos habituais. Fiz compota de tomate com maçã.
Como já disse noutras ocasiões, este ano, e logo na 1ª experiência de sementeira, tivemos tomates até dizer chega. Entre saladas e congelações para não estragar, pus alguns de parte para fazer compota. Como tinha comprado umas maçãs vermelhas que saíram muito farinhetas e ninguém as comia decidi juntar tudo.
Fiz assim:
lavei e desencarocei, mas não descasquei, 1 kg de maçãs vermelhas, juntei 1 kg de tomates bem maduros e pelados. Deitei tudo num tacho grande e juntei 1,5 kg de açucar amarelo e 3 paus de canela. Levei ao lume até a mistura dar sinais de se desfazer. Retirei do lume, retirei os paus de canela e passei com a varinha mágica. Levei de novo ao lume, com os paus de canela, e fui mexendo sempre até engrossar bem. Finalmente verti para frascos esterilizados ( fervi-os com as tampas durante alguns minutos), tapei bem e deixei arrefecer com a abertura para baixo para ganhar vácuo. Há quem os coloque num tacho ( eu já fiz isso e funciona mesmo) assim, de tampa para baixo, e os leve ao lume durante 15 minutos para intensificar o vácuo.
Para além desta compota também fiz este bolinho de iogurte. Para além dos ingredientes habituais juntei-lhe a raspa de uma laranja e raspa de um limão. Ficou delicioso!
Tenham uma excelente semana. Para mim é a última antes de voltar a estar de férias. Yupi!
Até o próximo post
Não tenho por habito fazer compota de tomate, porque só eu gosto, mas vou experimentar assim com a maça.
ResponderEliminarO bolo esta com um aspecto delicioso.
Beijinhos