Apesar de gostar de cozinhar, não me considero uma excelente cozinheira. Mesmo assim não me privo de, de vez em quando, de me aventurar em algumas experiências novas. Foi o caso destas empadinhas de frango feitas sem receita, a olhómetro mesmo, e que acabaram por ser um sucesso cá em casa. Como sobravam algumas plaquinhas de massa acabei por recheá-las de salsicha picada, sendo esta uma das coisas que a minha mais velha mais aprecia.
Eu fiz assim
estufei 4 pedaços da parte superior de coxas de frango com tempero a gosto. Depois defiei-as e voltei a colocá-las no molho, que não poderá ser grande quantidade, juntei um pouco de farinha e natas magras e levei de novo ao lume a engrossar.
Untei e enfarinhei algumas forminhas de queques e reservei. Enfarinhei um pouco a bancada da cozinha, fui colacando sobre ela as placas, uma a uma, recheando-as com o frango e fechando-as com as mãos humedecidas para colarem bem. Coloquei-as nas forminhas, pincelei-as com leite e levei-as ao formo pré aquecido a 180 graus até ficarem douradinhas.
Como tinha o forno quente aproveitei e fiz uma nova receita de crumble de aveia, só que desta vez coloquei farinha de centeio integral, maçã, pera e duas bananas que estavam demasiado maduras. Em vez de leite magro, reguei bem com sumo de laranja. Ficou divinal. O meu marido ficou fã da primeia vez e esta ficou a ser uma das sobremesas eleitas por ele, por isso, sempre que surge oportunidade, lá estou eu a inventar um novo crumble.
Nota: se por algum motivo a parte superior não estiver a ficar crocante, basta pressionar um pouco com uma espátula, de modo a ficar um pouco mais humedecida com o liquido se encontra por baixo e levar de novo ao forno.
Beijos e abraços
Que belas empadinhas :) por cá não tenho inovado nada e parte das refeições tem sido o Antonio a cozinhar.
ResponderEliminarBeijinhos