quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Compota de figos

O Outono é a minha estação preferida, como já o disse em algumas ocasiões. O cheirinho a canela e a compota caseira que se espalha pela casa, nesta altura do ano, traz um conforto enorme à  minha alma.
Depois de um fim-de-semana na aldeia, regressei a casa com  (para além das batatas, cebolas, nozes, limas, quivis)  um cesto de figos, uns comestíveis, outros um pouco "inchados" da chuva. Não me preocupei muito com isso uma vez que a minha intenção era fazer compota (a minha compota  favorita de sempre, nham, nham!) e isso não seria entrave. Confirmo que realmente ficou deliciosa!

Ingredientes

1,5 kg de figos com a casca
500 gr de açúcar amarelo
2 paus de canela.

Foi só levar a lume brando até estarem bem desfeitos (não tiro a casca) e fazer estrada ao passar a colher de pau. Verter para frascos esterilizados no microondas e deixar arrefecer virados ao contrário.
Como repararam coloquei pouquíssimo açúcar pela simples razão que os figos são um fruto bastante doce por natureza.


Beijos e até um dia destes

11 comentários:

  1. Eu também adoro o Outono. Costumo fazer doce de abóbora. Nunca fiz comporta de figos. Mas adoro figos, por isso é uma coisa a pensar. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Timtim, fica deliciosa. Se acompanhares com requeijão ou queijo fresco, ui meu Deus, é um manjar digno de Deusas como nós!E
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Só gosto por isso, pelo cheirinho da compota :) e a tua é uma delicia, não sobrou nada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa que tu experimentaste também não ficou nada mal, apesar do acidente grave que sofreu antes de chegar aos frascos! Por aqui também já se foi!
      beijinhos

      Eliminar
  3. Uhm!Eu tb adoro figos, doce de figo!Que saudades do Outono daí!Este fim de semana fiz marmelada! Só para matar saudades... bjs mana gostei de ver-te por cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marmelada também marcha! Este ano os marmelos daqui ganharam muitas calosidades interiores e não consegui fazer. Mas a tia Aurea fez uma tigela para cada sobrinho e a minha, apesar de ter vindo no fim-de-semana, já vai a meio. Os marmelos dos Moinhos são bons pra caraças!
      Eu tenho estado por cá mas tenho um outro lugar para as minhas divagações que não passam por criar nada, a não ser as filhas e o cão. Entra no teu último seguidor e visita-me!
      Beijinhos minha querida

      Eliminar
  4. Gosto muito de compota de figos e a minha mãe tem uma figueira mas este ano estragaram-se todos por causa do tempo :( Esta semana fiz marmelada. Também adoro :)

    ResponderEliminar
  5. figos? é talvez a única fruta que não aprecio. apenas figos secos. mas em compota até vão bem. :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro, mas nunca faço, porque como os figos TODOS antes de saltarem para o tacho.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Que bom estar de volta! Andou ausente...
    Gostei da ideia da compota de figos, vou experimentar.
    Beijos.
    Lucy

    ResponderEliminar