quinta-feira, 19 de junho de 2014

A adolescência da minha AJ.

A entrada da minha Ana na adolescência tem sido repleta de novidades todos os dias.
A fase de achar que sabe mais do que nós está a acalmar; a fase de fazer braço de ferro sem querer perder pontos também. Vejo todos os dias diferenças no seu comportamento que muito me agradam. Os recados na caderneta a informar que a Ana se distraía e brincava muito na sala de aula, que a Ana não tinha feito os trabalhos pedidos, deixaram de vir desde Janeiro e assim se manteve a situação até final do ano. A Ana deixou de dizer " ámen" aos amigos com medo de os perder, a Ana agora diz o que pensa sem medo. Tanto chama a atenção aos amigos do que acha errado, tal com lhes diz o que acha certo. A Ana não tem mais vergonha de sair com os pais e ainda há dias fomos dar um passeio a pé os quatro, ela foi abraçada a mim (eu estou  mais pequena do que ela), ora trocava com a irmã e caminhava ao lado do pai; a minha Ana está a ficar muito romântica e agora quer ver filmes do género: " A melodia do adeus" (já vi com ela este 3 vezes, na última fez questão que o pai também visse), " A lagoa azul", versão 1, (tem milhentos anos este filme), "Diário da nossa paixão", este também já fez questão que eu visse com ela. A minha Ana recusa namoricos,  embora até goste dos rapazes, quando acha que eles não são suficientemente "atinados". A minha Ana conversa muito comigo acerca das dúvidas que a inquietam quanto ao futuro profissional, e outras, e embora tenha ainda mais um ano para poder decidir, uma vez que ainda vai para o 9ºano, o futuro é algo que lhe tem dado que pensar. As notas da minha Ana melhoraram bastante e sinto-a mais responsável. A minha Ana continua adorar estar com as suas melhores amigas, conviver mais com os rapazes da turma do que com as raparigas, fazer festas pijama, encontrar-se com os novos amigos. A minha Ana está a crescer de forma harmoniosa (com muitas alterações de humor também é verdade) deixando-me muito feliz, e assim espero que continue.
A minha Ana está prestes a entrar nos 14 anos e ainda tem muita adolescência pela frente.
Já diz Chico Xavier

Pois que assim seja para todo o sempre.

Beijos e abraços

9 comentários:

  1. A tua Ana está a crescer:) e é um gosto vê-las crescer assim:) Parabéns a ti!

    Bom Trabalho:)))) jinhoooooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Obrigada Suri!
      O nosso papel é mesmo esse, orientar-lhes o voo, às vezes é muito difícil, e não é fácil saber se o estamos a fazer bem, só com os resultados é que sabemos o efeito do nosso trabalho! :))Jinhos para ti também

      Eliminar
  2. é um processo lento e doloroso para todos, mas depois há gratificações como essa que acaba de descrever! parabéns pela filha que tem. felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Mia, mas ainda temos um longo caminho a percorrer!

      Eliminar
  3. Um orgulho a tua Ana que além de estar a crescer harmoniosamente e a tomar delinear lindas asas é ela própria linda de morrer (ainda não tinha tido oportunidade de dizer, mas ambas são lindas!!!)...Tão bom poder acompanhar o percurso das nossas filhotas e esperar que tudo corra bem para elas...A minha tem 10 e está na pré-adolescência...tremo de pensar o que virá por aí...mas sei que como a tua é uma boa menina e acredito que venha a escolher certo :)! Mas como dizes tanto caminho a percorrer!
    Beijinhos mil
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Maria. O nosso papel de intervenientes assertivas no seu crescimento é muito importante. As escolhas dos caminhos delas dependem (em grande parte) da nossa orientação!
      Muito obrigada por tantos elogios que me deixam assim sem jeito mesmo.
      Muitos beijinhos para si também

      Eliminar
  4. Fico feliz por ti, crescem tão rápido.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida Rosinha. Tu também tens criado uma filha espetacular.
      O processo de formação de personalidade ainda é grande, mas é prazenteiroso ver florir o que vamos semeando com tanto empenho.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. É um orgulho vê-los crescer assim e verificar que até fizemos um bom trabalho. A tua Ana está a ficar uma mulher. Beijinhos :)

    ResponderEliminar