Desentupir canos de forma ecológica.


Olá gente:

Como é do conhecimento de vocês eu tenho uma enorme preocupação em evitar  produtos que não sejam ecológicos, no que quer que seja.
Canos entupidos são uma chatice e requerem a aplicação de fortes produtos químicos para voltarem ao seu funcionamento pleno… ou não? Existem várias formas ecológicas de desentupir canos e assim mantê-los, sem prejudicar a saúde ou o planeta. Estas dicas eu encontrei aqui http://umavidaverde.com .

1.      Evitar canos entupidos também passa pela prevenção e uma dica ecológica para isso é a seguinte: deite uma panela de água a ferver pelos diversos canos da casa – ou apenas os mais problemáticos – pelo menos uma vez por semana. Tenha apenas cuidado para não se queimar, utilizando uma chaleira para distribuir a água, por exemplo.
2.      Uma das formas mais simples e verdes de desentupir um cano (só funciona naqueles que não estejam cheios de água) passa por deitar um pouco de sabão da loiça no cano entupido, seguido de uma panela de água a ferver. Esta dica é especialmente eficaz nos canos da cozinha, que têm a tendência de se tornarem gordurosos.
3.      Outra opção ecológica para desentupir canos implica colocar 2 colheres de sopa de fermento em pó no ralo do cano entupido e despejar uma panela de água a ferver por cima. O resultado é um efeito efervescente que libertará o que estiver a entupir o cano, limpando-o de forma eficaz.
4.      Um desentupidor de canos é um objeto prático que não só cumpre a sua função, como fá-lo de forma amiga do ambiente. Ao criar sucção liberta o cano daquilo que estiver a causar o entupimento, sem poluir a água – sendo ainda uma ferramenta sustentável e reutilizável.
5.      Uma das “receitas” mais verdes para canos entupidos inclui 3 ingredientes altamente eficazes: sal, vinagre e bicarbonato de sódio – produtos biodegradáveis e amigos de ambiente – são ainda excelentes produtos de limpeza naturais. Experimente qualquer uma destas dicas para desentupir os canos:
·                                 Deite ¾ copo de bicarbonato de sódio no cano, seguido de ½ copo de vinagre; cubra o ralo com um pano velho e deixe atuar durante cerca de 30 minutos. Para terminar, deite um pouco de água morna.
·                                 Junte ½ copo de sal, ½ copo de vinagre e ½ copo de bicarbonato de sódio e deite no cano entupido, seguido de uma panela de água a ferver.
·                                 Junte 1 copo de vinagre, ½ copo de bicarbonato de sódio e 2-3 colheres de sopa de sal; deite no cano entupido e cubra o ralo durante cerca de 30 minutos. Para terminar, deite um pouco de água morna.



Abreijos para todos

Comentários

  1. Olá Lassalete, descobri o seu blogue hoje e já estou encantada com tantos conselhos úteis e económicos. Eu também sou uma apaixonada pelo tema.

    Beijos
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo tão gentil comentário Ana.
    Será sempre muito bem vinda e desejo que o meu cantinho lhe seja muito úti, pois é essa mesma a minha pretensão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Em casa, já algum tempo que tenho por habito deitar detergente da louça e agua quente ralo da banca.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como cozinhar couscous.

Receita de detergente caseiro para a máquina da roupa.

Tira borboto - económico e eficiente.