sábado, 28 de dezembro de 2013

"Roupa velha" deliciosa!


Olá gente

Há muitas zonas do país onde é tradição no dia de Natal aproveitar as sobras das batatas, das couves e do bacalhau da ceia e tranformá-las no almoço de Natal. Chama-se a este reaproveitamento "roupa velha". A nossa família não tem esse hábito, mas guarda sempre as sobras para outra refeição. Duma caixa hermética que trouxe de casa da mana reaproveitei do seguinte modo:
- piquei uma cebola pequena e dois dentes de alho para um tacho, juntei azeite qb e um pouco de polpa de tomate. Dexei cozinhar até a cebola ficar transparente e juntei as batatas (4 metades), as couves (bastantes), a cenoura, os ovos cozidos (3), tudo partido aos pedaços bem pequenos, e o bacalhau (2 postas) desfiado. Temperei com um pouco de pimenta preta e um pitada de noz moscada e deixei aquecer bem, mexendo sempre para não pegar no fundo. Ficou uma delícia e foi o jantar de ontem para 3 pessoas. Não sobrou nadinha! Se não tivesse trazido um pedaço, o mais provável era estragar-se.

Este tipo de reaproveitamentos dão sempre novas refeições deliciosas e extremamente económicas.

Imagem retirada do google porque me esqueci de fotografar


Beijinhos e abraços  

4 comentários:

  1. Adoroooo!
    Como fizeste deve ficar uma ótimo,eu aproveito sempre as couves,costumo alourar uns alhos picados no azeite ,junto as couves ,deixo aquecer bem e serve de acompanhamento para a carne assada no dia de natal,fica muito bom com o gostinho do alho e do azeite.
    Com o bacalhau costumo fazer pasteis.
    Aqui também não se desperdiça nada.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo o que importa mesmo é reaproveitar! Os legumes salteados ficam sempre bem como acompanhamento! E os bolinhos de bacalhau também gosto imenso.
      Beijinhos e um bom fim de semana para si também.

      Eliminar
  2. Também aproveito e gosto da roupa velha.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)

      beijinhos Rosinha e um bom fim de semana para ti também

      Eliminar