Broas para o pequeno almoço (ou lanche)

Eu estou decidida a alterar e a educar o meu paladar de modo a não sentir necessidade de comer doces, muito doces. A serem, que sejam o mais magros possível porque se aos 30 era díficil perder peso, aos 40 e alguns, ainda é pior, por isso quanto menos peso me permitir ganhar, menos díficil se torna a tarefa de o perder.
Neste  seguimento de ideias um destes dias  fiz estas broainhas que tanto servem para o pequeno almoço (eu sinto necessidade de o variar) como para um lanche menos calórico.




Receita para 10 broainhas (tamanho da broa de mel que vendem nas pastelarias)

125 g de abóbora
125 g de cenoura
125 g de açucar amarelo
300 g de farinha de trigo integral
1 ovo
30 g de manteiga magra
frutos secos a gosto ( eu coloquei nozes, amendoas, semente de girassol, sementes de linhaça e sésamo)
1 colher de café de canela
1 colher de café de fermento
raspa de uma laranja

Cozi a abóbora e a cenoura com 1 pitada de sal. Depois de cozidas reduzi-as a puré. A este juntei um ovo e a manteiga derretida, batendo bem. De seguida adicionei o açúcar e continuei a bater até ficar cremoso. Por fim juntei a farinha, a canela, o fermento e a raspa da laranja, misturei bem e trabalhei a massa com as mãos. Por fim juntei os futos secos e envolvi bem. Deixei a massa a descansar por um quarto de hora, mais ao menos. Finalmente moldei as broainhas com as mãos enfarinhadas, para que a massa não colasse, e levei-as num tabuleiro enfarinhado, ao forno pré-aquecido a 180 graus até ficarem douradinhas (de 20 a 25 minutos).
Estas broainhas só ficam adocicadas e satisfazem imenso.

beijos a abraços

Comentários

  1. Gostei da receita! Tb tenho que cortar no doces...mas eu gosto tanto!!!!!!!!!!!beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito tentadoras essas broinhas Lassalete! Têm um aspeto maravilhoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar...na pré-menopausa...as coisas complicam ainda mais quanto ao peso:)))!
    Bjs
    maria

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar...os doces são a minha perdição.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como cozinhar couscous.

Receita de detergente caseiro para a máquina da roupa.

Tira borboto - económico e eficiente.