Cavalo ou burro e carroça.

Na Póvoa de Varzim até há uns anos atrás era habitual ver circular, pelas ruas da cidade, cavalos e burros a puxar carroças. Vinham das aldeias trazer os produtos horticulas para vender no mercado  municipal e em muitos casos de porta a porta. Com o passar dos anos as carroças começaram a ser substituidas por fragonetas, tirando um pouco do encanto natural à rotina poveira.

Ora eu que sou dada a reflexões, e porque há dias se debatia a falta de viaturas  na empresa onde trabalho, para transporte de alguns produtos entre unidades (4 km +-), lembrei-me eu de sugerir que se fizesse a aquisição de um burro e de uma carroça para o serviço. Afinal a carga nem é muito pesada, e poupariamos uns euros valentes em gasóleo, revisão, seguro, selo e inspeção à viatura ( para além de eu me propor para ajudante de motorista e acumular funções. Pelo passeio de carroça à beira- mar, bem valeria a pena ). Os gastos eram mesmo com o banho ao animal, na ração, e nas consultas de rotina ao veterinário. Para além do mais ainda podiamos vender a bosta do dito para quem quizesse adubar as terras de forma natural, e, muito importante também, ainda faziamos renascer a tradição. Tantas vantagens que mais ninguém consegue ver (ahahahah). Dêem lá a vossa opinião!

Beijos e abraços

Comentários

  1. Não me parece má ideia! Ao ler pela pela primeira pareceu-me divertido, à segunda também :) mas pensando bem faz sentido. Se houver quem se predisponha para tratar do animal, se houver lugar para o deixar, por que não? A viagem demora mais um bocadinho mas a ideia é original. Quantas vezes as melhores ideias não são as mais simples? Não sei se estavas a falar a sério ou não, mas achei a ideia gira!

    ResponderEliminar
  2. Estava mesmo a brincar, porque para este "povo" estas ideias simples e giras são demasiado rudimentares. Mas que trazia muito vantagens, trazia mesmo, aliás como tudo o que é simples!
    Obrigada pela opinião Paula!

    ResponderEliminar
  3. Hmmm deixa cá ver....
    Chamaram-te louca :)
    Mas adorei a ideia. Que mal faz "retroceder" para melhorar o meio ambiente também.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me chamaram louca, mas acharam que era um piada muito engraçada. Eu acredito que para melhorar o meio ambiente temos mesmo de retroceder em algumas coisas e rever os nosso hábitos também.
      Beijinho

      Eliminar
  4. olá! essa sugestão, para além de ecológica, (também é divertida), leva-nos a pensar na necessidade de aproveitar todos os recursos. Boa semana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. Com vontade para quase tudo há solução!

      Eliminar
  5. Eu gostei da ideia...mas sou suspeitaaaaa:))))
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Ahahah, pessoalmente gostei da ideia, já no teu trabalho... não sei não! :D:D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como cozinhar couscous.

Receita de detergente caseiro para a máquina da roupa.

Tira borboto - económico e eficiente.