terça-feira, 6 de maio de 2014

Empadas de frango.

Apesar de gostar de cozinhar, não me considero uma excelente cozinheira. Mesmo assim não me privo de,  de vez em quando, de me aventurar em algumas experiências novas. Foi o caso destas empadinhas de frango feitas sem receita, a olhómetro mesmo, e que acabaram por ser um sucesso cá em casa. Como sobravam algumas plaquinhas de massa acabei por recheá-las de salsicha picada, sendo esta uma das coisas que a minha mais velha mais aprecia.

Eu fiz assim

estufei 4 pedaços da parte superior de coxas de frango com tempero a gosto. Depois defiei-as e voltei a colocá-las no molho, que não poderá ser grande quantidade, juntei um pouco de farinha e natas magras e levei de novo ao lume a engrossar.
Untei e enfarinhei algumas forminhas de queques e reservei. Enfarinhei um pouco a bancada da cozinha, fui colacando sobre ela as placas, uma a uma, recheando-as com o frango e fechando-as com as mãos humedecidas para colarem bem. Coloquei-as nas forminhas, pincelei-as com leite e levei-as ao formo pré aquecido a 180 graus até ficarem douradinhas.


Como tinha o forno quente aproveitei e fiz uma nova receita de crumble de aveia, só que desta vez coloquei farinha de centeio integral, maçã, pera e duas bananas que estavam demasiado maduras. Em vez de leite magro, reguei bem com sumo de laranja. Ficou divinal. O meu marido ficou fã da primeia vez e esta ficou a ser  uma das sobremesas eleitas por ele, por isso, sempre que surge oportunidade, lá estou eu a inventar um novo crumble.
Nota: se por algum motivo a parte superior não estiver a ficar crocante, basta pressionar um pouco com uma espátula, de modo a ficar um pouco mais humedecida com o liquido se encontra por baixo e levar de novo ao forno.

Beijos e abraços

1 comentário:

  1. Que belas empadinhas :) por cá não tenho inovado nada e parte das refeições tem sido o Antonio a cozinhar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar