quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Diminuir o lixo é economizar.

Há coisas que nós fazemos no nosso dia-a-dia e sobre as quais dicilmente refletimos. Eu como tenho parado para pensar em tanta coisa tomei, entre várias atitudes, algumas que são muito simples de executar e contribuem para melhorar o meio ambiente e diminuir a minhas despesas. Sendo:
- há meses que não compro sacos de congelação - aproveito os que trago quando compro fruta; acreditem que consigo ter mais do que aquilo que necessito.

- Amaciador da roupa não compro há meses - uso uma chávena de café de vinagre de vinho branco no local do amaciador; a roupa fica muito macia e há muita que nem necessito passar a ferro.

- Detergente para a roupa, como já falei aqui, eu faço e fica-me baratissimo.

- Creme hidratante corporal eu faço.

- Creme hidratante pés e mãos eu faço.

- Amaciador do cabelo das minhas filhas,  porque é muito seco e encaracolado, uso vinagre de sidra ou de vinho branco com água, um pouco de amaciador para cabelos crespos, umas gotas de óleo de amendoas doces. O cabelo fica hiper macio e brilhante.

- Papel de cozinha - agora gasto muito pouco porque aproveito as embalagens de papel da farinha, do açucar ou de flocos de aveia vazias para absorver a gordura quando faço fritos.

- Bolachas e biscoitos - Embora as que eu normalmente compro são as Maria, baixei a compra porque faço com frequencia ( house made ) sem corantes, sem conservantes e sem embalagens.

Há muito tempo decidi transformar (asneira) o meu saco de pano do pão em pegas para tachos e panelas. Há uns meses refletindo em como diminuir meu lixo conclui que precisava de um saco para o pão! para deixar de trazer para casa tantos sacos de papel. Pus mão à obra e transformei uma blusa que tinha apanhado com líxivia nas pontas num. Agora todas as manhãs o meu saco de pano vai sempre comigo à padaria.

Para finalizar e porque gosto de ilustrar os meus posts deixo mais uma jarra nascida de uma garrafa de vinho, um galho que encontrei na rua e pinhas que trouxe do Gerês há alguns anos.


Jarra dourada

A imagem está um pouca clara e não dá para ver muito bem como ficou na realidade, eu acho muito linda.


Fiquem bem  e até ao próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário