segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Algumas atitudes que eu tomei para reduzir desperdícios.

Olá a todos


Hoje venho partilhar convosco atitudes que eu introduzi na minha vida para reduzir desperdícios. Aqui vai:

1.Todos os dias quando vou ao pão levo comigo o meu saco de pano (transformei uma blusa manchada) – reduzo o desperdício do papel.

2. Quando tenho de comprar queijo, ou fiambre, compro fatiado na hora, para além de levar menos conservantes do que o fatiado e embalado, não levo para casa a embalagem plástica – reduzo ao desperdício do plástico.

3. Levo sempre (bem quase) saco reutilizável para trazer as compras para casa.

4. Deixei de comprar água engarrafada, agora tenho um filtro (brita) e bebemos água da torneira – reduzo o desperdício do plástico.

5. Faço detergente para máquina da roupa – reduzi o plástico e protejo o ambiente.

6. Reutilizo objetos para outras funções para evitar trazer mais “tralha para casa”.

7. Uso sabão natural ou  sabonete, em vez de gel (nem todos aceitam esta ideia cá em casa), que para além de ser muito mais durável, vem envolto em papel que é um material de mais fácil reciclagem – reduzo às embalagens plásticas.

8. Deixamos de usar pensos higiénicos diários, que para além de não fazerem falta nenhuma, pois a pele respira melhor, acabamos com esse descarte.

9. Eu não bebo refrigerantes de espécie alguma, porque não gosto mesmo (nem toda a família aderiu) – reduzo embalagens

10. Faço o máximo de produtos caseiros que consigo,  desde a cozinha, a produtos de higiene e limpeza – reduzo montes de embalagens (está mais difícil pela perda de tempo disponível à custa do aumento da carga horária).


E vocês pensam neste assunto, ou nem por isso?

Beijos e abraços para todas (os)

7 comentários:

  1. Olá :) sim, tento fazer quase tudo o que falas :) Acho que é o mínimo que podemos fazer para proteger o ambiente e consequentemente os nossos filhos :)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Excelente Lassalete! Se todos assim procedêssemos teríamos um planeta em bem melhor estado e com melhor futuro para nós e para os nossos descendentes!
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Muito muito bem amiga é disso mesmo que se trata...aos poucos chegamos lá...este é um assunto que me interessa muito, aliás no final de fevereiro terei novidades sobre isso..lá pelo blogue!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Faço algumas coisas, mas a minha caminhada ainda é longa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá. Estou tentada há algum tempo a comprar um filtro Brita. Mas tenho sempre receio de me arrepender. Compro sempre água engarrafada porque detesto o sabor da água da torneira. A minha pergunta é: a água fica a saber bem mesmo? Também uso o meu detergente caseiro e a roupa nunca ficou tão bem lavada. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Pipinhaeheh
    Eu também era muito cética relativamente à Brita, mas a vontade de diminuir o desperdicio, e deixar de carregar com garrafões dois andares sem elevador, foi maior.
    Acredita que a água fica ótima, sem nenhum sabor a cano, nem a cloro. Eu até acho que fica melhor do que a engarrafada!
    Parabéns pelo teu blogue, gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada. Está decidido. O Continente está com uma promoção de 25% em cartão , vou aproveitar.
    Beijinhos.
    Célia

    ResponderEliminar