sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O aquecimento central cá de casa é assim

Olá gente

Hoje, a título de poupança venho partilhar convosco o aquecimento central cá de casa desde...sempre! E porquê? perguntam vocês. Nós temos uma lareira muito jeitosa e moderna e tudo isso, mas na verdade só a acendemos umas 2 ou 3 vezes, no ano em que  casamos, porque a tiragem do fumo é tão ruim, mas tão ruim que ficamos com a  casa cheio de fumo. Como o dinheiro naquela altura já não era muito (e veio sempre a diminuir) não pudemos colocar recuperador de calor. Assim, e para evitar a entrada de frio extra, tapamos a chaminé com sacos de plásticos vazios e compramos este magnifico e super económico aquecimento central.


Gastamos na média de uma botija de gás por mês nos dias mais frios. Tem também uma função extra que é secar a roupa nos imparáveis dias de chuva (porque cá em casa também não há "lugar" para máquina de secar roupa). Se funciona, funciona 5 estrelas em todas as suas funções e para além disso poupo na electricidade, que pelo que oiço falar, fica bem mais caro. Não digo que podemos andar de manga curta dentro de casa, não, isso não pode ser, mas, agora pergunto eu, as mangas curtas não foram feitas para a Primavera/Verão?
Na hora de dormir temos sempre estas nossas amigas solidárias a aquecer as camas


e estou a precisar de outra porque a terceira furou-se.
Ontem à hora de almoço saí para comprar e a que vi era muito cara, acabei por não comprar. Então de repente tive uma ideia: tenho uma igualzinha a esta

no modo biblô, que herdei de um "avô emprestado" e que nunca testei. Hoje será o dia de ver se está ou não furada e se a tampa funciona. Se correr bem já não preciso de gastar dinheiro.

E assim vamos tendo conforto sem gastar muito dinheiro.

Beijinhos e abraços

6 comentários:

  1. Olá :) Por acaso ando com vontade de comprar um aquecedor desses, mas acho que não são permitidos nos apartamentos :(

    Vou pesquisar, mas sem duvida que são bem mais economicos q os electricos :)

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Bem eu nunca me ouvi falar em proibição, e espero que não seja assim porque eu também moro num apartamento!:(

    Beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Por aqui combatemos o frio com a salamandra na sala que tem recuperador de calor e aquece muito bem, nesta altura acendemos praticamente todos os dias, por estes dias o vidro da porta partiu, fica um pouco mais complicado porque ao acender sai por ai algum fumo, nessa altura abre-se uns minutos a portada e a janela e depois de pegar já não sai mais, até haver alguns euros vamos ter que remediar assim.
    Nos quartos temos ar condicionado e o gasto eléctrico e praticamente igual ao de uma botija de gás por mês, assim conseguimos manter a casa toda quentinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. As salamandras aquecem bem, os meu pais têm uma e é um espetáculo. Apesar do dinheiro nunca ter sido muito (tenho tido sempre uma vida económica muito estável) o fato de morar num 2º andar sem elevador, nunca nos motivou muito a ter aquecimento que dependesse de lenha. Ter de ir à garagem constantemente e vir carregados escadas acima não é algo que se goste de repetir muitas vezes. Resolvemos assim o problema e até agora, e já lá 15 anos, tem corrido tudo bem.
    Beijinhos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Lassalete.
    Aqui é o calor que nós sufoca rsrs,não tem ar condicionado que de jeito rsrs.
    Como eu queria está neste friozinho rsrs,mais mesmo sendo assim eu amo o meu brasil rsrs.
    Um lindo e abençoado més de janeiro.
    Que Deus lhe abençoei e lhe ajude a obter os seus ideais.
    Uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mirtes pela sua gentileza.
      Você tem razão para amar seu brasil, porque seu país tem terras e paisagens maravilhosas. Para além de que seu povo é um pouco alegre por natureza e isso se deve também ao vosso clima quentinho.
      Desejo-lhe também um mês muito feliz e tranquilo.
      Uma excelente semana para você também

      Eliminar