segunda-feira, 18 de março de 2013

Organizar no dia a dia.

Ao longo do tempo tenho usado imensas fórmulas para tentar organizar-me de forma a ter a casa sempre em ordem, limpa e ainda arranjar  mais um tempinho para estar com as miúdas e um bocadinho de tempo para mim. A maioria delas falhou porque eu sou um pouco exagerada no que toca às arrumações e limpezas. O resultado era sempre o mesmo: tudo limpo e arrumado, pouco tempo com as filhas e eu exausta.

Atualmente, não sendo ainda esta a formula perfeita faço assim num dia normal de trabalho:

1 - Desperto às 6:15 h
2 - Tiro a loiça da máquina e estendo a roupa que ficaram a lavar depois das 22:00 (bi-horário). Às vezes o P. quando chega do treino estende.
3 - Vou ao pão para pequeno almoço e faço o lanche para a M.R. levar para a escola (a A.J. lancha sempre em casa).
4 - Tomo pequeno-almoço e arranjo-me.
5 - Se for a semana de eu levar a M.R.à escola acordo-a e arranjo-a
6 - Abro as janelas e deixo as camas  a arejarem
7 - Dou uma volta pela casa para guardar o que está fora do lugar.
8 -  Levo a M.R. à pré.
9 - Ás 8:30 h ( a hora de iniciar o trabalho é alternada ) estou no trabalho. Se for a semana do P. lavar a M.R., significa que eu às 7:45 h ou 7:50 h estou no trabalho.
10 - À hora de almoço (faço pausa de 1 hora) venho ao blogue escrever um post para publicar mais tarde sobre um  tema que eu ache interessante ou saio para tratar de algum assunto pessoal necessário.
11 - Ás 16:00 ou 16:30 saio de trabalho (depende da hora a que entro)
12 - Vou buscar a M.R. à pré e às 17:00 chego a casa.
13 - Lancho (a MR já lanchou na pré) e converso com a M.R  acerca do dia dela. Se a  A.J. já estiver em casa a conversa é a três. Brinco com a  M.R. e vou tirando, quando necessário, dúvidas dos trabalhos de casa à AJ.
14 - Dedico 15 minutos a fazer algo pela casa por exemplo limpo o pó de uma parte da casa que esteja em pior estado, passo a vileda no chão para não acumular lixo, lavo o lavatório da casa de banho ( vou variando todos os dias) de modo que quando chegar o fim-de-semana não tenha de perder muito tempo de volta das limpezas e arrumações.
15 - Preparo as roupas para o dia seguinte
16 -Trato do jantar (ponho quase pronto) que já está decidido na ementa semanal, por isso não tenho de decidir o que fazer na hora e trato do almoço do dia seguinte, caso o jantar seja algo que não dê para aquecer no dia seguinte.
17 - Mando a AJ tomar banho e aproveito e dou banho ao mesmo tempo à MR para poupar água, sempre com a banheira fechada (termino sempre com água limpa do chuveiro, não vão vocês achar que eu sou pouco limpa).
18 - 19:45 h jantamos as três porque o P. só chega do treino às 23:00 h
19 - Arrumo a cozinha e lavo o chão
20 - 20:45 h meto a M.R. na cama e leio-lhe uma história
21 - Meto a roupa na máquina e preparo-a para pôr a lavar às 22:00 h (bi-horário)
22 - Acondiciono o meu almoço e o do P., para o dia seguinte, nas nossas marmitas.
23 - Converso com a AJ que está numa fase complicada (adolescência com muita teimosia e rebeldia misturada com muita irresponsabilidade) que me põe os cabelos em pé.
24 - 22:00 h mando A.J. para a cama e coloco as máquinas a lavar.

25 - Apanho a roupa que agora de inverno, e quando chove, coloco na sala a apanhar o calor do catalitico. Dobro logo a roupa que não é necessário passar a ferro ( atualmente e com o meu detergente e amacidaor caseiros não passo quase nada porque a roupa fica muito direitinha, só mesmo t shirts, camisas, toalhas de mesa e pouco mais) e guardo logo.
26 - Faço a minha higiene
27- Faço alguma trabalho pendente por exemplo acabar aquela jarra, ou aquele porta moedas para oferecer ou coso alguma peça de roupa que precise.
28 - Leio um pouco ( atualmente estou a ler " O cemitério dos pianos" de José Luís Peixoto)
29 - Entre as 23:00 e a 00:00 h deito-me.

Apesar de estar assim organizada ainda não consegui encaixar a atividade física, sendo que a única coisa que faço neste momento é ir e vir do trabalho a pé (15 minutos para cada lado a passo bem rápido). Às vezes vou para o step, mas como é pouco frequente não conta.


 


E vocês, também se organizam?
Fiquem bem

Até ao próximo post.




Sem comentários:

Enviar um comentário