sexta-feira, 26 de abril de 2013

Rissóis caseiros

Hoje vou deixar, a pedido, a receita de rissóis. Não sendo uma refeição muito saudável é no entanto muito saborosa e de vez m quando não faz mal a ninguém. Eu gosto muito e para equilibrar as calorias normalmente só acompanho de uma salada mista ou então com um arroz malandro de legumes.
Para a massa vamos precisar de:
- 1 medida de água
- 1 medida de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 medidas de farinha
- sal q.b.

(a medida pode ser uma chávena, tigela, consoante a quantidade que se quer fazer. Devemos sempre manter a mesma quantidade de líquidos a de farinha)
Levar ao lume o leite, a água, a manteiga e o sal. Quando ferver retirar do lume deitar a farinha duma só vez e mexer bem. Levar novamente ao lume sem parar de mexer até que forme uma bola e descole do fundo. Deitar na banca polvilhada de farinha e amassar até que fique bem ligada.
Recheio de carne:
Fazer um refogado com cebola, alho e um fio de azeite. Deitar um pouco de água. Juntar a carne picada, temperar de pimenta moída na hora, sal, ervas aromáticas e deixar alourar um pouco. Coze muito rapidamente. Juntar um pouco de molho bechamel. Polvilhar com salsa picada. Envolver bem. Rectificar os temperos, deixar cozer mais uns segundinhos.

Recheio de atum :
Fazer um refogado com cebola, alho e um fio de azeite.  Deitar um pouco de água. Escorrer bem a gordura do atum e juntar ao refogado. Temperar de pimenta moída na hora. Acrescentar molho bechamel (pouquinho) e a salsa picada. Deixar cozer mais uns minutinhos

Recheio de camarão:
Cozer camarão em agua e sal (não muito). Descascar o camarão e reservar. Fazer um refogado com cebola, alho e um fio de azeite. Quando a cebola estiver lourinha polvilhar com farinha e mexer bem, ir acrescentando a agua de cozer o camarão previamente passada pelo coador até ganhar a consistência desejada. Juntar os camarões picados ou inteiros, como gostarem mais, polvilhar com salsa ou coentros picados. Rectificar os temperos
Estender a massa. Colocar o recheio e cortar em semi-circulo com a ajuda dum copo. Passar por farinha, ovo batido e por fim pão ralado e fritar em óleo quente e abundante até ficarem douradinhos. Depois é só deliciarem-se.

Sugestão: podem aproveitar as sobras de outras refeições quer de carne, quer de marisco.



Bom apetite.


Fiquem bem
Até o próximo post

3 comentários:

  1. Gostei mana! Eu tb faço mas não juntava leite! Fazia como a nossa mãe só com água! Quanto ao não ser muito saudável depende! Eu às vezes asso-os no forno e ficam divinais e sem gordura! Fica a dica!

    Vera http://omeuatelier1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que também fiz imensas vezes no forno, mas a energia elétrica está tão cara que acabo às vezes por fritá-los. Para já o gás natural é mais en conta.
    Obrigada à mesma pela dica.

    ResponderEliminar
  3. Já imaginava essa resposta! Mas um frito de quando em vez tb não faz mal a ninguém!

    ResponderEliminar