Vinagre - produto multiusos.

Penso que já falei no meu blogue acerca de algumas utilizações que dou ao vinagre. Entretanto com tenho vindo a aumentar o seu consumo em várias áreas, hoje vou dedicar este post à  imensa e variável utilidade que ele tem na minha vida.

- Amaciador para roupa – uma chávena de café no compartimento do amaciador da máquina de lavar roupa - com melhores resultados do que o de compra e a roupa e, tirando  a dúvida de muita gente, a roupa não fica com o cheiro.

- Em substituição do sal na máquina da loiça (dizem que o de álcool é melhor para este fim, confesso que só usei de vinho branco). 

- Limpa vidros – misturado com água. 
- Para eliminar o calcário que se acumula no fundo da sanita (costumo colocar de manhã antes de sair para o trabalho e esfrego com a vassoura da sanita quando chego a casa à tarde)

- Para limpar a casa de banho em geral

- Para limpar o fogão e a cozinha em geral.

- Para limpar o chão da cozinha e o chão de madeira de toda a casa (junto um niquinho de detergente da loiça)

- Para lavar saladas (junto vinagre à água e deixo de molho alguns minutos para ajudar a libertar bem toda a sujidade e insetos)

- Para amaciar o cabelo (uso vinagre de sidra) – junto num frasco com borrifador, um parte de água, uma parte de vinagre, uma parte de amaciador e umas gotas e óleo de amêndoas doces, o cabelo das miúdas é encaracolado com tendência a ficar muito seco e fica muito macio e brilhante. Para quem não tem cabelos secos basta eliminar da mistura o óleo de amêndoas doces.

- Para tirar nódoas de gordura da roupa – borrifo a nódoa com vinagre e deixo atuar , depois é só lavar normalmente

- Às vezes junto um pouco de vinagre na água da rega das plantas e elas ficam todas arrebitadas e viçosas.

- Para limpar o frigorifico – elimina odores

- Para eliminar odores pouco agradáveis dentro de casa – deito um pouco de vinagre numa tacinha e coloco-a na divisão da casa onde preciso que o mau odor sela eliminado. 

- Para limpar o microondas – coloco um recipiente com água e vinagre a ferver no microondas, deixo arrefecer com a porta fechada e depois limpo com um pano húmido

Deixo agora um aviso: o vinagre nunca deve ser usado puro em bancada de mármore branco porque deixará uma mancha que nunca mais sai!

Todas as utilizações mencionadas foram já testadas por mim. Vale bem a pena pois o ambiente e a carteira agradecem.


 





Fiquem bem

Até o próximo post 



Comentários

  1. O vinagre também é optimo quando deixamos queimar algo num tacho. Deita-se um bocado de vinagre. Leva-se a ferver um bocadinho ao lume e depois é só limpar!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como cozinhar couscous.

Receita de detergente caseiro para a máquina da roupa.

Tira borboto - económico e eficiente.